Prestes a completar um mês em Toronto: 10 coisas que aprendi sobre a vida aqui

Oi pessoal!

Hoje estou super empolgada para escrever. Começou um novo ciclo na escola, aulas diferentes, professores diferentes e novos alunos!
No primeiro ciclo, que dura quatro semanas, peguei as seguintes matérias: Journalism, Conversation I3 e Grammar I2. Agora escolhi Global Social, Public Speaking e Grammar I3 (passei na prova e subi de nível..hehe).
As aulas foram legais, a Nath, minha amiga baiana-paulista está comigo na turma de Global Social e muitos colegas da antiga turma de gramática também continuaram na mesma matéria (você pode escolher fazer só um mês de gramática e depois fazer outra matéria, mas decidi continuar pois quero me sentir bastante segura na escrita)!
Bom, deixando as minhas aulas de lado, hoje eu quero fazer um post com uma retrospectiva do que aprendi em quase um mês de Canadá (simmm, faltam 2 dias)… Foram muitas coisas, principalmente sobre diferentes culturas, mas resolvi escolher apenas 10 curiosidades porque não quero criar um post imenso e super cansativo para ler. Aos poucos vou fazendo outros posts com mais aprendizados e também com o que ainda não aprendi! Ok?

1-O clima é completamente maluco
Pois é. Um dia você acorda com 2 graus e no outro faz 16 graus. Uma boa quantidade de vitamina C na mala não faz mal a ninguém. Nas primeiras semanas é super normal ficar resfriado.

20120423-230648.jpg
Vai entender…

2-Ande sempre com uma mochilinha ou uma bolsa que não seja muito pequena
Justamente por ter um clima tão louco, aprendi que uma mochila é a companhia para todas as horas. Nela você põe um cachecol, uma luva e um gorro, uma meia a mais ou uma blusa a mais. Você pode ir colocando se a temperatura cair, ou pode ir num banheiro qualquer (já fiz isso várias vezes) e tirar metade das roupas que está vestindo caso sinta calor.
Ela também será muito útil para colocar as compras durante os passeios. Mas isso eu vou explicar num outro tópico.

20120423-213659.jpg
Minha companheira inseparável. Vai comigo a todos os lugares..

3-Os ônibus não dão troco
E eu não sabia disso no primeiro dia que usei um. Parei no ponto e uma alma caridosa percebeu que eu segurava CAD$ 5 – o ônibus custa 3 dólares -, então ela trocou o dinheiro e eu consegui ir pra aula. No metrô você consegue trocar o dinheiro. Portanto, lembre-se de ter três dólares exatos em mãos ao pegar o bus pela primeira vez.
Farei um outro post somente sobre o transporte público em Toronto pois tem muita coisa para explicar.

20120423-212907.jpg
A moeda de 10 cents é menor do que a de 5 cents e a de 1 cent

3-As pessoas falam “I am sorry” o tempo inteiro
Em duas semanas você vai perceber que pegou o mesmo costume. Aqui até mesmo se você pisa no pé de alguém ela te pede desculpa. Você ouve muito no metrô quando alguém encosta em você. Ou se você quer passar por algum lugar e tem alguém bloqueando a passagem. Você pede licença e a pessoa responde “I’m sorry”. Ainda vou contar quantas vezes ouço por dia. É uma boa ideia!

4-As taxas, sempre as taxas…
Se alguém me perguntar o que Toronto tem de ruim eu direi na lata: as taxas. Sim, porque você vai toda empolgada comprar uma coisa e esquece das palavrinhas plus taxes que estão pequenininhas ao lado do preço dos produtos. A taxa é o imposto que pagamos à provincia e ao País. Pelo que eu entendi (I am sorry se eu estiver enganada) paga-se o mesmo percentual de taxa para serviços, bens, artigos e alimentos. Sei que alguns alimentos básicos têm uma taxa menor, mas preciso pesquisar pois ainda não aprendi isso.
Mas já aprendi que nada custa o valor que aparece na etiqueta.

20120423-215446.jpg

5-Em bares e restaurantes, os garçons podem te tratar mal se você não dá gorjeta
Fui a um bar chamado The Madison Pub, point dos estudantes às quintas quando a cerveja custa CAD 3,50. Fiquei indignada porque a garçonete não deu meu troco de CAD 0,50. Eu e minha amiga Nath, que também não tinha recebido o troquinho dela, não saimos do balcão enquanto ela não nos devolveu. A garçonete então jogou as moedas e deu um grito bem alto “Nunca mais voltem aqui”! Haha
Fiquei assustada e depois me disseram que aqui as pessoas costumam dar 1 dolar de gorjeta por cerveja. Aff, sou estudante, ainda não posso fazer isso. Então ainda vou ouvir muitos gritos por aqui…

6-Os canadenses são completamente diferentes dos brasileiros
Não espere que um canadense seja afável com você, ou que te ache bonita (o) e peça seu telefone. Isso só vai acontecer se ele estiver bebendo (claro, há exceções, mas to falando no geral) ou se vocês já se conhecerem há algum tempo. As pessoas são mais frias e mais introspectivas e super educadas. Elas podem ser grossas se falam algo três vezes e você não entende.. Hehehe, aconteceu comigo.
Mas podem ser muito prestativas também, como a moça que trocou meu dinheiro para que eu pegasse o ônibus, um rapaz que pagou meu metrô porque eu não sabia que deveria pegar o transfer e não sabia se eles davam troco e um senhor que me ajudou quando eu estava perdida.

7-Lixeiras de reciclagem estão em TODOS os lugares
A campanha e a conscientização dos canadenses acerca da reciclagem é muito intensa. Você vê nas casas o lixo sendo separado, nas escolas, ruas e estações de metrô. Óbvio que você vai ver algumas coisas no lugar errado, plástico onde deveria ser alumínio, lixo orgânico onde deveria ser papel…Mas eu me assustei positivamente com a campanha para a reciclagem em Toronto. A cidade é bastante limpa, se comparada ao Brasil. Mas em alguns horários a gente consegue ver algum lixo espalhado nos metrôs e ônibus (muito jornal e copo de café).

8-As pessoas lêem bastante
Mesmo com a correria de uma cidade completamente voltada para o business a gente consegue perceber que os canadenses possuem o hábito da leitura. O jornal Metro gratuito e disponível em todas as estações é um dos mais lidos. Quem não está lendo um jornal, revista ou livro (impresso ou em tablets) está em pé ou cochilando ou ouvindo música.

20120423-224152.jpg

9-Sacolas plásticas e de papel são cobradas nas lojas e supermercados
Sempre que você fizer uma compra o/a vendedor/a vai te perguntar “Do you need a bag?” ou traduzindo “Você precisa de uma sacola?”. Mas nem vá pedindo achando que é de graça. Aqui você paga 5 cents por cada sacolinha. Não sei ainda se o preço varia, mas até agora só encontrei sacolas com esse valor. Por isso, mais uma vez, a mochila é super bem-vinda.

10-Ninguém vai se importar com a sua maneira de se vestir. A não ser as pessoas da mesma nacionalidade que a sua
Em um passeio pelo shopping mais movimentado de Toronto, o Eaton Centre, caminhando nas ruas ou até mesmo enquanto espera o metrô você vai se surpreender com a diversidade de estilos que você vai encontrar. Além das grande quantidade de diferentes grupos étnicos, a cidade transpira singularidade. As pessoas se vestem como querem e não para serem aceitas pela sociedade. Mas o assunto moda torontoniana é tão vasto que merece um post só para ele. ☺

Esses dez aprendizados são apenas alguns entre tantos outros, mas entre erros e acertos posso dizer com toda a certeza que não me arrependo de ter escolhido Toronto para morar. Está sendo uma experiência fantástica!
Ainda tenho muito o que conhecer sobre a cidade e sobre as pessoas que nela vivem, muitos erros a cometer.. Mas sei que a cada despertar me preparo para mais um dia cheio de aprendizado. É essa a energia que me move.

Espero ter ajudado alguns amigos que pretendem fazer intercâmbio no Canadá!
Ah, please não reparem nas imperfeições de espaçamento entre fotos e textos e outros erros. Eu tô fazendo tudo pelo aplicativo do wordpress para Iphone e fica complicado visualizar e consertar essas coisas…
Até breve,

Aritta Valiense

Anúncios

Um comentário sobre “Prestes a completar um mês em Toronto: 10 coisas que aprendi sobre a vida aqui

  1. thatinhagomes

    Adorei a listinha… Uma das coisas legais tb de toronto e do centro é comer uma comida diferente a cada dia… Cada coisa estranha q experimentei que nossa senhora… Mas tudo vale a pena! 😀 Saudades…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s