O que a gente busca quando decide morar em outro País?

Tenho poucos minutos no trajeto academia-casa e resolvi escrever este post no metrô. Porque aqui é um dos locais onde eu mais observo as pessoas e sempre me pego pensando no quanto minha vida mudou nos últimos meses.

No post anterior eu disse que a minha amiga brasileira havia chegado. E estes dias em que ela ficou aqui eu vivi Toronto de uma maneira diferente. Porque estar com alguém que te conhece há mais de dez anos trouxe uma nova perspectiva e uma maneira diferente de encarar essa fase da minha vida.

Não quero generalizar, mas acredito que o principal objetivo da maioria das pessoas que decide viver por um tempo em outro País não é aprender uma outra língua ou viver uma nova cultura. Claro que isso não inclui os mais jovens que ainda estão na faculdade e ainda não são independentes. Falo de gente como eu, que pede demissão do emprego, termina um noivado, vende um carro que acabou de comprar e coloca a mochila nas costas.

No fundo, a gente sabe que está indo em busca de algo que falta. Em busca do auto-conhecimento e da auto-provação. A gente supera os nossos limites e aprende que é muito mais forte do que imaginava. Seja porque a vida estava meio sem graça, ou porque caímos na real de que o tempo estava passando depressa demais e ainda não tínhamos desbravado o mundo. Hoje eu reconheço que os meus objetivos se encaixam em todas as alternativas anteriores.

E não há nada que me deixe mais feliz do que saber que apesar de em alguns momentos me sentir sozinha, eu me valorizo muito mais como mulher agora do que há seis meses. Porque a gente passa a amar ainda mais a nossa própria companhia, mesmo que pareça ridídiculo estar desabafando com uma folha de papel enquanto um grupo de garotos discute sobre futebol americano e uma mãe dá maçã para uma garotinha de vestido florido. 

A gente se adapta a um lugar onde tudo funciona diferente e se reeduca para não ser um estranho no ninho., pois fomos feitos prontinhos para encararmos mudançaa. E mais rápido do que a gente espera percebemos que essas mudanças, ainda que pequenas, ocorrem quase sempre para melhor. E dá orgulho de si mesmo quando os amigos percebem a sua evolução.

A sensação que eu tenho é a de cada dia esquecer um pouco de como era a minha rotina no Brasil. Óbvio que não estou falando sobre o estilo de vida, mas de como eu me sentia quando estava lá. E completados 4 meses desde que cheguei, começo a repensar os meus planos para o futuro e o que farei quando a data escolhida para o retorno estiver próxima. Muitos dizem que eu só volto a passeio. Outros parecem querer me convencer de que meu lugar é lá.

Quanto a mim, só sei do meu destino agora. Chegou a hora de sair do metrô.

😉

Aritta

Anúncios

2 comentários sobre “O que a gente busca quando decide morar em outro País?

    1. Oiii Carolina!

      Vou escrever sim! Ja tinha feito um post novo, mas deletei ao invés de salvar o rascunho. Vou postar!
      Que bom que está ajudando! Se tiver alguma coisa que queira saber, é só perguntar.

      Beijo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s