Quando a gente começa a pensar no intercâmbio sempre tem alguém que fala “olha lá hein, todo mundo que faz intercâmbio engorda!”. Mentira. Você engorda se você não se cuidar e se não tiver consciência de que apesar de estar vivendo em outro país a sua vida precisa ter uma rotina e isso inclui atividade física e uma boa alimentação.
É muito fácil se deixar levar pelas tentações que o Canadá oferece. Aqui, batata frita é como arroz para nós no Brasil. Exceto pelo fato que não costumamos comer arroz no café da manhã e aqui não tem isso, é fritura a qualquer hora do dia.
E se você der o azar de ficar em um homestay em que a comida não é legal, pizza e hamburguer são as opções mais tentadoras.
Como a maioria dos estudantes fica um mês em casa de família e depois divide apê com os amigos, é preciso se esforçar e dedicar um tempinho do dia para preparar uma comidinha bacana. Alguns intercambistas passam meses comendo ovo, nuggets e arroz. Conheço alguns! Esse não é o meu caso.
Comer fora em Toronto não é barato, então tento ao máximo cozinhar em casa (sempre duas ou três porções para não ter que fazer comida todos os dias). Vou ao No Frills, o supermercado preferido dos estudantes e compro comida suficiente para um mês (sempre acaba antes hehe). Durante as aulas, que acabaram semana passada, levava iogurtes e frutas para os intervalos, assim evitava as idas às cafeterias sempre cheias de coisinhas gostosas.
De vez em quando não faz mal! Haha
Para quem pretender fazer intercâmbio e não sabe preparar nem um ovo mexido, sugiro que faça um cursinho básico com mamãe-vovó-empregada e aprenda a fazer o básico.
Mas, além da questão da alimentação, os exercícios físicos devem ser uma das prioridades durante este período. Para quem vem no verão não tem desculpa para a inércia. Aproveite os parques lindos que Toronto oferece e o climinha agradável. Dá para correr, andar de patins, skate, jogar bola, entre tantas outras atividades sem gastar um dólar!
Já no inverno fica mais complicado aproveitar as atividades ao ar livre, mas centenas de academias estão espalhadas por Toronto e os preços são bem acessíveis comparados aos do Brasil.
As academias mais famosinhas de Toronto são a Extreme Fitness e a Goodlife. As duas possuem muitas unidades na cidade e você tem permissão para frequentar a filial que quiser.
Eu me matriculei na Extreme logo que cheguei. Pago uma taxa mensal de $58 dólares (preço de estudante) e utilizo todos os serviços. O que diferencia as academias daqui das brasileiras é que aqui não existem instrutores. Você faz o seu treino sozinho. Ou se tiver grana, pode pagar um personal.
Outra diferença entre as academias do Brasil e as daqui são os contratos. Não posso falar por todas, mas sei que a maioria exige contrato de um ano. Mas nada de desespero, basta mostrar um comprovante de que você está indo embora e eles cancelam.
O pagamento é feito com cartão de crédito. No ato da matrícula eles pedem o seu cartão e cadastram no sistema. Todo mês a mensalidade é descontada.
Tente levar uma vida de intercambista bem parecida com a que você levava antes de vir. Muita coisa vai mudar, mas após os primeiros dias é preciso organizar uma rotina saudável. Afinal, durante essa fase devemos explorar ao máximo todas as oportunidades que nos façam amadurecer e melhorar como humanos, seja no enriquecimento cultural, no aprendizado de uma nova língua, na convivência com outros povos e o mais importante: manter a mente e o corpo saudáveis.
🙂
Excelente artigo!!
Essas questões eram exatamente a minha preocupação quando for pro Canadá.
Ajudou bastante!