Manter uma rotina saudável é fundamental durante o intercâmbio

Quando a gente começa a pensar no intercâmbio sempre tem alguém que fala “olha lá hein, todo mundo que faz intercâmbio engorda!”. Mentira. Você engorda se você não se cuidar e se não tiver consciência de que apesar de estar vivendo em outro país a sua vida precisa ter uma rotina e isso inclui atividade física e uma boa alimentação.
É muito fácil se deixar levar pelas tentações que o Canadá oferece. Aqui, batata frita é como arroz para nós no Brasil. Exceto pelo fato que não costumamos comer arroz no café da manhã e aqui não tem isso, é fritura a qualquer hora do dia.
E se você der o azar de ficar em um homestay em que a comida não é legal, pizza e hamburguer são as opções mais tentadoras.
Como a maioria dos estudantes fica um mês em casa de família e depois divide apê com os amigos, é preciso se esforçar e dedicar um tempinho do dia para preparar uma comidinha bacana. Alguns intercambistas passam meses comendo ovo, nuggets e arroz. Conheço alguns! Esse não é o meu caso.
Comer fora em Toronto não é barato, então tento ao máximo cozinhar em casa (sempre duas ou três porções para não ter que fazer comida todos os dias). Vou ao No Frills, o supermercado preferido dos estudantes e compro comida suficiente para um mês (sempre acaba antes hehe). Durante as aulas, que acabaram semana passada, levava iogurtes e frutas para os intervalos, assim evitava as idas às cafeterias sempre cheias de coisinhas gostosas.

20120927-211024.jpg
De vez em quando não faz mal! Haha

Para quem pretender fazer intercâmbio e não sabe preparar nem um ovo mexido, sugiro que faça um cursinho básico com mamãe-vovó-empregada e aprenda a fazer o básico.

Mas, além da questão da alimentação, os exercícios físicos devem ser uma das prioridades durante este período. Para quem vem no verão não tem desculpa para a inércia. Aproveite os parques lindos que Toronto oferece e o climinha agradável. Dá para correr, andar de patins, skate, jogar bola, entre tantas outras atividades sem gastar um dólar!

20120927-205537.jpg

Já no inverno fica mais complicado aproveitar as atividades ao ar livre, mas centenas de academias estão espalhadas por Toronto e os preços são bem acessíveis comparados aos do Brasil.

As academias mais famosinhas de Toronto são a Extreme Fitness e a Goodlife. As duas possuem muitas unidades na cidade e você tem permissão para frequentar a filial que quiser.
Eu me matriculei na Extreme logo que cheguei. Pago uma taxa mensal de $58 dólares (preço de estudante) e utilizo todos os serviços. O que diferencia as academias daqui das brasileiras é que aqui não existem instrutores. Você faz o seu treino sozinho. Ou se tiver grana, pode pagar um personal.

20120927-205724.jpg

Outra diferença entre as academias do Brasil e as daqui são os contratos. Não posso falar por todas, mas sei que a maioria exige contrato de um ano. Mas nada de desespero, basta mostrar um comprovante de que você está indo embora e eles cancelam.
O pagamento é feito com cartão de crédito. No ato da matrícula eles pedem o seu cartão e cadastram no sistema. Todo mês a mensalidade é descontada.

Tente levar uma vida de intercambista bem parecida com a que você levava antes de vir. Muita coisa vai mudar, mas após os primeiros dias é preciso organizar uma rotina saudável. Afinal, durante essa fase devemos explorar ao máximo todas as oportunidades que nos façam amadurecer e melhorar como humanos, seja no enriquecimento cultural, no aprendizado de uma nova língua, na convivência com outros povos e o mais importante: manter a mente e o corpo saudáveis.

🙂

Anúncios

Um comentário sobre “Manter uma rotina saudável é fundamental durante o intercâmbio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s