O tempero do Brasil em Toronto

Semana passada fui ao restaurante de comida brasileira Sabor Brasil pela primeira vez. Eu estava louca para comer moqueca e uma amiga me indicou o local. A comida é tãaaaao gostosa que decidi voltar lá nesse fim de semana e vou compartilhar com vocês a minha experiência.
Sabe quando a sua mãe tá cozinhando o almoço e lá da sala você sente o cheiro do feijão? Foi essa a sensação que tive logo ao chegar. O local é pequeno e simples, porém aconchegante.
Enquanto pedíamos a entrada (aipim frito, também conhecido como mandioca, com picanha cortadinha e cebola), percebi que na Tv passava um dvd de Alceu Valença. Voltei no tempo, para a época em que morava na Bahia e meu tio Biá, que tem síndrome de down e uma fixação absurda por música e pelo artista pernambucano, tocava “Anunciação” e outros clássicos repetidamente em seu violão.

IMG_0590
No cardápio de bebidas, uma das minhas paixões: suco de caju. Gente, vocês não imaginam o quanto eu era viciada em sucos no Brasil. E a dupla caju e goiaba sempre foi a minha favorita. Obrigada, Sabor Brasil!

IMG_0474
A porção de cassava, como eles chamam a mandioca, chegou e, a cada garfada, o Nik repetia que aquela já era a comida preferida dele.

IMG_0591
Eu estava sonhando com uma moqueca desde que voltei das férias no Brasil, há um ano. Sou louca por frutos do mar e não é a toa que o nome do blog é Moqueca Canadense, em alusão a um dos pratos preferidos de nós, baianos.
Pedi a porção individual da moqueca de peixe com camarão, acompanhada por arroz e pirão. O Nik, que não é fã de peixe, pediu a picanha com queijo (da qual ele já virou fã) com arroz, feijão, farofa, vinagrete e batata-frita.
É óbvio que, por estar no Canadá, as minhas expectativas com relação a moqueca eram baixas. “Não vai ter dendê, vai ser meio sem graça”, foram os meus pensamentos. Mas gente, que mãos de FADA são essas da Claudinha? Sim, porque depois de entrar em êxtase com a minha moqueca, eu pedi para ir dar um abraço na cozinheira responsável por realizar o meu sonho. A moqueca tem dendê! Claudinha, quer ser minha roommate? Hahahaha

IMG_0592
Bom demais!

IMG_0593

IMG_0594
O Nik nem conseguiu terminar, pois o prato e as porções são muito bem servidos (não aparece na foto mas vem com a porção de feijão e vinagrete)

IMG_0596
Olha a fadinha, digo, Claudinha, com a mão na massa!

IMG_0598
Enquanto eu conversava com a Claudinha, a proprietária do restaurante, Marlene, chegou, e eu, curiosa que sou, aproveitei para bater um papo com ela sobre o restaurante. Contei sobre o blog e que iria escrever sobre o Sabor Brasil. Ela ficou super feliz.
A Marlene me contou que é de Aimorés, cidade mineira que fica bem pertinho de Vitória, Espírito Santo, e que junto com o marido, abriu o restaurante há 4 anos. Do cardápio, ela cuidou com carinho especial, afinal, sabia que seria uma das poucas representantes da culinária brasileira na cidade. As receitas foram criadas em parceria com a irmã, Carmen e com a comadre Juliana. “A gente se preocupa muito em manter as tradições brasileiras. A moqueca é feita com ingredientes frescos e a receita já virou uma tradição que repasso a todas as cozinheiras”, contou a proprietária.
O casal não investiu em publicidade e a maior propaganda é a famosa boca a boca feita por clientes que assim como eu, visitam o restaurante sem muitas expectativas e acabam se surpreendendo.

IMG_0599
Marlene, Karol e Elaine

IMG_0600
Para fechar com chave de ouro a nossa visita ao local, pedimos a sobremesa: beijinho e brigadeiro. E eu que já estava feliz fiquei ainda mais. Porque certas comidas, por mais simples que sejam, são capazes de despertar memórias e alimentar a alma.

Restaurante Sabor Brasil
1702 St. Clair Ave. West, Toronto, ON
Tel: (647) 340-4036
Eles ainda não possuem website, mas existe uma página no Facebook com fotos e a opinião de outros clientes.

Anúncios

5 comentários sobre “O tempero do Brasil em Toronto

  1. Isadora

    Aritta, conta um pouco da sua faculdade pra gente? Estou pensando em fazer um curso de marketing também e queria muito saber como é o que vc faz, quais as suas impressões. Se é muito difícil, muito puxado, se vale a pena. Ele é muito inclinado para businnes/sales/adm ou mais para comunicação/mkt mesmo? Muito obrigada. um beijo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s