CN Tower: o maior símbolo de Toronto 

Quem mora em Toronto vive tirando fotos dela. Há sempre um ângulo novo para fotografá-la ela pode ser vista mesmo quando você está bem longe. Para alguns, como eu, ela serve de bússola e faz com que seja muito mais fácil se localizar na cidade. Sim, eu tô falando da CN Tower (Canada’s National Tower), o principal símbolo de Toronto. 

Eu já havia feito um post sobre a torre, mas esqueci completamente que o havia escrito. Ontem, após ler umas mensagens e ver que um leitor me pedia para postar algo sobre este cartão-postal que está frequentemente nas minhas fotos, eu fiquei super ansiosa e desandei a escrever sem nem checar os posts antigos. Típica Aritta. 

Quando eu digo que sou meio desnorteada e atrapalhada, muita gente acha que estou exagerando. Mas, tudo tem um lado bom. Na época em que escrevi o post eu tinha uma outra opinião e achava a atração turística meio sem graça. Hoje, apesar de ainda achar que você não deve criar muitas expectativas antes de visitá-la, acredito ser essencial acrescentar o local na sua lista de pontos turísticos para visitar durante a passagem pela cidade. 

Então, aqui está um post novo e inteirinho dedicado ao meu xodó que é a CN Tower.  

 

A torre é a terceira maior do mundo
 

A torre levou 3 anos para ser construída (1973-1976), possui 553,33 metros de altura (pense em um prédio de uns 150 andares) e teve um investimento de 63 milhões de dólares. Até 2007 era considerada a mais alta do mundo. Atualmente fica em terceiro lugar, após a construção do Canton Tower, na China, e do Burj Khalifa, em Dubai, que apesar de ter sido inaugurado em 2010, ultrapassou em dois metros a CN Tower três anos antes de ser finalizado. 

 

 Final de tarde em downtown Toronto com a Cn Tower ao fundo

  

  Dá para usar a criatividade e capturar a torre de diversas formas 
 
 Sombra da Cn Tower em um prédio no centro da cidade

Ao visitar a torre você terá a opção de observar a cidade em 3 andares diferentes. São seis elevadores com vista panorâmica e com direito àquela pressão no ouvido. 

Em menos de um minuto você chega ao primeiro andar – e também o mais famoso – que é o Glass Floor. 

Ele fica a uma altura de 342m e possui o chão de vidro, onde você vai se empolgar com a adrenalina de ver a cidade aos seus pés, ou morrer de medo ao olhar pra baixo (como euzinha). 

 

 Certeza que eu tirei essa foto sem olhar pra baixo hahaha

Um nível acima, a 346m de altura, fica o Lookout Floor e o Sky Terrace com grandes janelas, binóculos e um restaurante. Evite ir em dias de muito vento, já que neste andar a observação é feita através de janelas sem vidro, mas com telas de proteção.  Lá também fica a lojinha de fotografia (sempre caras, mas  uma boa lembrança). 

O terceiro andar é o Sky Pod, a 447m de altura. Em dias com céu limpo e uma ótima visibilidade é possível avistar Niagara Falls e até Nova Iorque. Confesso que nas vezes em que visitei a torre eu não fui nesse andar. O ingresso é cobrado a parte, se não me engano no valor de $12. E como eu já havia curtido bastante a experiência de ver a cidade lá do alto, e também porque eu morro de altura, não fui. 

Para os mais corajosos e aventureiros, a CN Tower oferece o Edge Walk. Por um valor meio salgado ($195), você pode caminhar durante 20-30 minutos numa plataforma a 356 metros de altura. A aventura tem um tempo total de uma hora e meia, entre instruções, vídeos a caminhada do lado de fora. O valor dá direito a fotos, vídeo e também a visita nos outros andares da torre. 

P.s: Meu sonho fazer isso um dia, sem ter um ataque do coração, óbvio. 

CN Tower iluminada

Uma coisa que me intrigou bastante logo que cheguei em Toronto foi a mudança constante das cores das luzes da CN Tower. Foi então que descobri que cada cor tem um significado em homenagem a diversos acontecimentos e datas importantes. 

  

Por exemplo, no dia 22 de abril a torre terá iluminação verde em homenagem ao “Earth Day” ou Dia da Terra. A lista completa com as cores e seus significados pode ser vista aqui. Acho isso fantástico! 

360 Restaurant 

Na torre fica também um dos restaurantes mais famosos do mundo. O 360 Restaurant é a típica atração que você precisa ir uma -só uma porque é bem caro – vez na vida para saber como funciona. 

O restaurante gira 360 graus em aproximadamente 72 minutos! Fui lá há um tempão e gostei bastante da experiência, apesar de achar a comida bem mais ou menos pelo valor cobrado. Pedimos uma entrada de frutos do mar, uma garrafa de vinho e dois pratos principais. O valor? Quase $300! Isso mesmo. A comida não era ruim, mas por muito menos eu comi pratos bemmmm melhores em Toronto. Vale pela experiência e pela vista fantástica – e suuuuper romântica. Ah, eles dão a opção de preço fixo (CAD$ 55 ou 67 para o almoço e $65 ou $75 para o jantar) ou à la carte. 

Infelizmente eu só achei uma foto, por sinal de péssima qualidade, tirada na noite em que fui ao restaurante. Porém, vou me programar – leia-se juntar dinheiro hahaha – para ir novamente. 

 

 360 Restaurant vista linda durante a noite


Curiosidades

  • Com o crescimento da cidade e a construção de prédios cada vez mais altos, surgiram problemas constantes de comunicação. Foi então que o projeto de construção da CN Tower foi criado. 
  • A antena da torre é responsável por transmitir sinais para toda a cidade. 
  • 1532 pessoas participaram da construção da torre, que subiu uma média de 6 metros por dia.

Dicas

Vir a Toronto e não visitar a Cn Tower é como ir ao Rio e não visitar o Cristo Redentor. Ou estar em Paris e não visitar a Torre Eiffel. Porém, algumas dicas devem ser levadas em consideração ao visitar o ponto turístico: 

  • Escolha um dia em que não haja muita neblina ou chuva. A visibilidade é maior. 
  • Caso possa optar, visite a torre durante a semana. Nos finais de semana (principalmente no verão) a fila pode ser grande. 
  • Se você for passar ao menos uma semana na cidade e deseja conhecer os principais pontos turísticos, compre o City Pass, um carnê com tickets para 5 atracões turísticas no valor de CAD$ 64 + tax. O ingresso para a Cn Tower custa $32 na portaria e $29 no site. 
  • Há descontos para estudantes com a carteirinha internacional e também para grupos. Confira no site todas as opções de desconto. 
  • Não compre souvenirs na lojinha da torre. Você pode achar produtos similares e bem mais baratos em outros locais, como na Chinatown. 

Como chegar

O endereço é 301 Front St. West. Pegue o metrô até a Union Station e caminhe por volta de 10 minutos em direção oeste. Como já falei no início do post, você vai ver a torre se aproximando e fica bem fácil chegar lá. 

🙂 

 

Anúncios

6 comentários sobre “CN Tower: o maior símbolo de Toronto 

  1. Leila Flores

    Oi !!!!! gosto muito de ver fotos de lugares que não conheço. Adorei o texto e todas as dicas. Muito obrigada por compartilhar conosco !!!!! tudo de muito bom pra você um grande abraço. Leila Flores.

  2. Jennifer

    Oi !! Tudo bom??
    Achei seu blog faz alguns dias e já li batente! Gostei muito. Parabéns ! Te mandei um email com algumas dúvidas. Se puder me ajudar…😊

    1. Oii! Tudo ótimo e vc? Sério?? Eu não vi ainda!! Tô tentando mudar a configuração do blog para não receber todas as minhas notificações naquele e-mail. Tem me atrapalhado checar o que não é só notificação de curtida ou comentário para o que é e-mail de verdade. Vou procurar e te responder o quanto antes! Obrigada!!! 😊

  3. Daniela

    Nossa, estou em Toronto há 2 semanas e, por ando, procuro a CN Tower. Hahahahahahahahhaa

    Estou me preparando psicologicamente (e financeiramente) para fazer o Edge Walk na minha última semana aqui, que também é quando inicia a temporada. Volto aqui para contar minha experiência.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s